- Acreditamos que, mesmo em contextos desafiadores, é preciso ir ao encontro de saídas que somem e multipliquem esses saberes.
O contexto
O Brasil é um país de dimensões continentais. Suas potencialidades, porém, são proporcionais aos seus desafios. Se os exemplos desse desequilíbrio são muitos, os resultados a que chegaram os pesquisadores do Instituto Paulo Montenegro (2016) são alarmantes: apenas 8% da população brasileira em idade de trabalhar é considerada plenamente capaz de entender e de se expressar por meio de letras e números.
- Para o Itaú Social, ações que promovem o uso social da Língua Portuguesa e da Matemática são investimentos estratégicos, pois o domínio dessas competências fundamentais permite o acesso às demais áreas do conhecimento.
Finalidade
A proposta do Programa “Letras e Números” é promover ações que enxerguem a Língua Portuguesa e a Matemática como instrumentos de cidadania, deslocando a visão consagrada de que são “meras disciplinas” para o entendimento de que são elementos constitutivos da vida plena na sociedade.
- O programa “Letras e Números” promove ou apoia ações de grande relevo, tais como: “Escrevendo o Futuro”, “Leia para uma Criança”, “Prazer em Ler” e “Olimpíada Brasileira de Matemática” – esses dois últimos em parceria com o Instituto C&A, com o Instituto de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e o Ministério da Educação (MEC).
Parceiros
- Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC);
- Instituto C&A;
- Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP);
- Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA);
- Instituto Sidarta;
- Ministério da Educação (MEC);
- Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC).
Referências
Indicador de Alfabetismo Funcional.