Linha de atuação
Fortalecimento de organizações da sociedade civil
Programa Itaú Social UNICEF
Reconhecemos a ampliação de tempos, espaços e conteúdos de aprendizagem, dentro e fora da escola, como formas de promover o desenvolvimento pleno das crianças e dos adolescentes. Como mobilizar os saberes da escola, família, comunidade e cidade em prol dessa visão ampliada de educação?
- Acreditamos que o reconhecimento de boas práticas educacionais realizadas por organizações da sociedade civil é um caminho para a multiplicação das iniciativas de desenvolvimento integral. E que é preciso contribuir também para a continuidade desse importante papel social por meio do fortalecimento institucional dessas organizações.
O contexto
O país convive com um quadro de desigualdades socioeconômicas e educacionais que representam barreiras no desenvolvimento das crianças e adolescentes.
- Promover a educação integral das crianças e dos adolescentes significa, também, buscar a redução das desigualdades sociais, na medida em que se ampliam os repertórios e horizontes. Assim, o Programa Itaú Social UNICEF busca não somente a melhoria da qualidade da educação, mas também a promoção da equidade.
Finalidade
O Programa Itaú Social UNICEF visa apoiar organizações da sociedade civil no aprimoramento de suas práticas e na ampliação de resultados de qualidade, por meio de formação, fomento financeiro e acompanhamento técnico.
Desse modo, o programa contribui para garantir o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, assim como o fortalecimento institucional da organização.
Mais informações sobre o programa: programaitausocialunicef.org.br
Parceiros
- Canal Futura;
- Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec);
- Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas);
- Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef);
- Todos Pela Educação;
- União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).