Linha de atuação
Fortalecimento de organizações da sociedade civil
Formação de profissionais da educação
Redes de Territórios Educativos
O Brasil é uma das maiores economias do mundo, mas ocupa a 79ª posição entre os 188 países avaliados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (Nações Unidas, 2016). Embora os indicadores sociais venham melhorando significativamente desde a década de 1990, a sociedade brasileira ainda apresenta acentuados níveis de desigualdade. Essa situação atinge de maneira mais forte crianças e adolescentes.
- Acreditamos na soma de esforços entre Estado e sociedade civil organizada, na atuação em rede e na formação de parcerias como alternativas para que esse cenário possa ser revertido.
O contexto
A garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes passa pela atuação de diferentes setores: escolas, organizações da sociedade civil, equipamentos culturais, de saúde, de assistência social. É comum que, num mesmo município, essas iniciativas atuem de forma efetiva, mas pouco integrada. Com isso, o impacto das ações pode ser reduzido. Como articular os saberes e unir esforços em prol de um objetivo comum?
- Acreditamos no fortalecimento da sociedade civil, na busca da integração entre suas boas práticas, como forma de alcançar o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes.
Finalidade
A proposta do programa Redes de Territórios Educativos é criar laços de confiança e parceria entre organizações da sociedade civil.
- A promoção do trabalho em rede e o fomento de ações integradas e articuladas entre diferentes organizações podem ampliar as possibilidades de colaboração, de aprendizado e de ganhos mútuos.
Descrição do programa
O programa Redes de Territórios Educativos promove assessoria a organizações da sociedade civil na elaboração e implementação de estratégias de educação integral. As OSCs são estimuladas a atuar de forma articulada, criando redes de territórios educativos capazes de ampliar a oferta de ações para aumentar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes, em especial daqueles socialmente mais vulneráveis.
Referências
- OSC e Escola Pública – Uma parceria que transforma;
- Percursos da educação integral em busca da qualidade e da equidade;
- Tendências para a Educação Integral;
- Territórios Educativos: como aprender na cidade? (2018);
- Territórios Educativos para Educação Integral (2014).
Parceiro
Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds).