Linha de atuação
Fortalecimento de organizações da sociedade civil
Voluntariado
Quadro a quadro com legenda do vídeo
Seja num bairro ou no país inteiro, a mobilização social é fundamental para a promoção de melhorias na sociedade. Como engajar as pessoas para que se envolvam com a transformação da educação pública e, consequentemente, da sociedade como um todo?
- A democracia pressupõe que a população participe ativamente na construção de soluções que interessem à coletividade e que promovam o desenvolvimento social.
O contexto
A atuação conjunta dos moradores de uma determinada região em prol do desenvolvimento local, levando em conta as demandas e conhecimentos de cada indivíduo, é um dos alicerces essenciais para transformar a sociedade. No entanto, segundo a pesquisa Opinião do Brasileiro sobre o Voluntariado (2016), 72% dos brasileiros declaram nunca ter desempenhado atividades voluntárias. Ainda, conforme o relatório World Giving Index 2018, entre 146 países pesquisados, o Brasil ocupa apenas a 122º colocação entre aqueles onde há mais pessoas engajadas em voluntariado.
- Acreditamos no estímulo ao voluntariado dos colaboradores Itaú, e de suas redes de contato, como potencial forma de contribuir para uma maior mobilização social no país.
Finalidade
O objetivo do programa de Voluntariado é criar condições que favoreçam a atuação social dos colaboradores, oferecendo oportunidades de participação social e incentivando a prática voluntária.
Descrição do programa
Os Comitês Mobiliza Itaú são atualmente a principal estratégia de disseminação da importância do voluntariado junto aos colaboradores. Organizados por polos administrativos ou por cidades, esses grupos atuam junto às suas equipes para propagar as ações disponíveis e estimular a prática voluntária pelo país, mantendo o alinhamento institucional com as causas do Itaú Social.
Os colaboradores Itaú interessados em realizar ações de voluntariado também podem contar com o apoio da equipe do Itaú Social para viabilizar suas propostas. São oferecidas oportunidades de atuação em ações estruturadas pelo próprio Itaú Social – como nos casos das ações de mediação de leitura e educação financeira. Além disso, os colaboradores são incentivados a propor atuações espontaneamente, em diferentes temáticas.
Parceiros
Fóruns e apoios
- CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial;
- GEVE – Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial.
Referências
- World Giving Index (2018);
- Estudo sobre Voluntariado Corporativo Empresarial no Mundo (2017);
- Opinião do brasileiro sobre o Voluntariado (2016).
Confira o depoimento da voluntária Catarina Yamaguchi: